I
1.
A - Entre Assuão e Luxor, a taxa de sedimentação passou a ser superior à de erosão no leito do rio. Falso.
A construção de uma barragem tem como principal objectivo a retenção de grandes quantidades de água para abastecimento (particularmente relevante em zonas de elevado stress hídrico, como regiões áridas e sub-áridas), produção de energia eléctrica, regularização do caudal de um rio, etc..
A sua instalação coloca no entanto sérias questões ambientais uma vez que constitui uma barreira física ao curso natural dos rios. Uma dessas questões constitui a grande quantidade de sedimentos continentais que deveriam prosseguir no curso do rio até ao mar e ficam retidos na albufeira criada artificialmente. Estima-se que a retenção sedimentar atinja valores superiores a 85% do volume sedimentar, comparativamente ao que era transportado antes da construção da barragem.
O resultado é que a taxa de sedimentação é reduzida significativamente, pela redução da carga sólida transportada pelo rio e a taxa de erosão dever-se-á manter constante, pela manutenção do caudal proporcionada pela barragem, assumindo à partida que o caudal do rio é o motor principal para os níveis de erosão. Torna-se claro que a taxa de sedimentação nunca passaria a ser superior à de erosão no leito do rio.
B - Na margem ocidental do lago, a infiltração de água é superior à que ocorre na sua porção central. Verdadeiro.
"Na margem ocidental do lago, constituída essencialmente por arenitos, perdem-se anualmente cerca de 15 milhões de m^3 de água. Pensou-se que a deposição natural de grandes quantidades de silte evitasse esta perda; contudo, tal não aconteceu, pois a acumulação de sedimentos ocorre principalmente na parte central do lago, não afectando significativamente as margens.".
Torna-se claro que os arenitos da região na margem ocidental do rio são responsáveis por uma perda muito significativa de água, sendo que a solução encontrada e que se revelou pouco satisfatório, contribuiu de certa forma para uma redução da infiltração da água na parte central do rio, devido à reduzida permeabilidade do silte. Torna-se claro que a infiltração de água na margem ocidental do lago é superior à que ocorre na sua porção central.
C - Imediatamente a norte do lago Nasser, o rio apresenta uma menor capacidade de transporte. Falso.
Tal como já foi referido na alínea A, a construção de uma barragem pode ter como objectivo a regularização do caudal de um rio. O conceito de caudal de um rio ou fluxo é o volume de água que atravessa uma dada área por unidade de tempo. O caudal definido desta forma é chamado caudal volumétrico (por apenas ser analisada a quantidade de água em unidades de volume).
A regularização do caudal de um rio permite que se mantenha constante o caudal de acordo com um determinado nível. Uma vez que a capacidade do transporte de um rio é exactamente determinado pelo seu caudal é expectável que a capacidade de transporte do rio não diminua a norte do rio Nasser.
D - O perfil transversal do rio Nilo sofreu alteração a norte da barragem. Verdadeiro.
O perfil transversal de um rio constitui uma secção transversal do mesmo em determinado ponto do seu curso, este pode adquirir diferentes configurações, vale em garganta - V fechado (figura 1.A), vale em V aberto (figura 1.B) e vale em caldeira aluvial - em U (figura 1.C). A construção de uma barragem tem consequências incontornáveis nesse sentido como ilustra a figura 1.
![]() | |||||
Figura 1 - Perfis Transversais (A, B e C) do rio Nilo | Fonte: Http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo8/fichas/cursosn2.jpg |
"(...) Dado o clima quente e seco característico da região, previam-se perdas significativas de água por evaporação. Devido à existência de ventos fortes, cuja influência não foi correctamente avaliada, estas perdas têm sido muito superiores às inicialmente previstas."
F - A probabilidade de ocorrência de cheias periódicas anuais entre Assuão e Luxor aumentou. Falso.
A construção de uma barragem permite a regularização do caudal do rio para se prevenirem a ocorrência de cheias. Pela retenção de água é possível um controlo do caudal, mesmo quando os níveis de precipitação são elevados, (desde que a capacidade máxima da barragem seja assegurada), desta forma a probabilidade de ocorrência de cheias entre Assão e Luxor diminuiu.
G - A acumulação de sedimentos na foz do rio Nilo diminuiu. Verdadeiro.
Consultar a resolução da alínea A.
H - As acumulações de sedimentos, no centro do lago Nasser, apresentam baixa permeabilidade. Verdadeiro.
O conceito de permeabilidade refere-se à capacidade de um material transmitir fluídos, pode ser expressa pela lei de Darcy em darcy (D) ou em m^2 (unidade SI). O valor do silte que constitui o sedimento que se acumula no centro do lago Nasser é em regra inferior a 0,1 mD ou 10^-12 cm^2 o que de acordo com a escala modificada de Bear de 1972 é um material impermeável, ou seja, apresenta uma baixa permeabilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário